Os impactos da COVID-19 nos escritórios de advocacia

Novas demandas de trabalho durante a pandemia

Questionados sobre as novas demandas de trabalho durante a pandemia, os entrevistados, em sua maioria, responderam que houve queda. Só para ilustrar: 28% dos participantes responderam que a demanda caiu até 20% e 25% responderam que a demanda caiu entre 21% e 50%. Além disso, 22% responderam que a demanda caiu entre 51% e 70%.

Os dados coletados pelo levantamento relevam, em síntese, que três quartos (75%) dos profissionais participantes enfrenta dificuldades em meio à crise. Para a maioria dos participantes da pesquisa, portanto, a pandemia da COVID-19 reduziu as demandas de trabalho, afetando, significativamente, o faturamento de seus escritórios de advocacia.

Adoção de soluções tecnológicas durante a pandemia

O levantamento também revelou que apenas 22% dos escritórios utilizam soluções tecnológicas oferecidas por lawtechs e legaltechs. A pesquisa não se deteve a analisar quais modalidades de soluções são mais utilizadas, mas tão somente o percentual de adoção:

os impactos 01

Além disso, a pesquisa demonstrou que a adoção de novas tecnologias aumenta conforme o tamanho do escritório. Ou seja, quanto mais profissionais integrarem o escritório de advocacia, maior é a probabilidade de adoção de soluções tecnológicas:

os impactos 02

Medidas tomadas para manter ou aumentar a demanda de trabalho

Questionados sobre as medidas tomadas para manter ou aumentar a demanda de trabalho durante a pandemia, mais da metade (56%) dos participantes referiu que enviou e-mails aos clientes com atualizações sobre a COVID-19. Além disso, 53% dos entrevistados responderam que estão publicando atualizações acerca da crise em mídias sociais:

Os impactos da COVID-19 e ferramentas de home office

Já em relação às ferramentas tecnológicas adotadas para tornar o home office viável, a grande maioria dos entrevistados informou que está utilizando dispositivos de videochamadas para reuniões virtuais, seja entre a própria equipe (78%), seja com clientes (76%). Mais da metade (55%) também está utilizando ferramentas de compartilhamento de arquivos: