Tributário
A área tributária do escritório conta com equipe altamente qualificada, entre especialistas e mestres em direito, com sólido conhecimento e larga experiência, tanto no setor público como no setor privado. Dessa maneira, a Gervason e Giotti está pronta para atender os mais diferentes objetivos das empresas, seja na área contenciosa, seja na parte consultiva, realizando planejamentos tributários, pareceres e orientações para a tomada de decisão mais acertada e segura da empresa.
Quais as vantagens do planejamento tributário?
O Planejamento Tributário não é exclusividade das grandes empresas. Desde um pequeno estabelecimento até uma empresa de grande porte, todos podem e devem usar o Planejamento Tributário como ferramenta para redução de tributo.
Dentre as principais vantagens, listamos:
- Mantém a empresa legalizada
- Evita o pagamento de tributos indevidos
- Proporciona maior organização financeira e clareza para as tomadas de decisão
- Promove redução da carga tributária e aumento da rentabilidade do negócio
- Diminui os riscos de possíveis autuações fiscais
- Viabiliza o levantamento dos débitos pagos indevidamente
Além disso, o Planejamento Tributário propicia a chamada Elisão Fiscal. Elidir significa suprimir, eliminar a incidência do tributo. É uma conduta lícita, pois trata-se de opção do sujeito passivo sobre a forma pela qual este será tributado, dentre aquelas previstas na legislação específica. Ex: opção do regime tributário, empresa que muda de município para pagar ISSQN com alíquota menor, requerimento de RET, reorganização societária etc.
Escolha do Regime Tributário
Os empresários devem sempre estar atentos às alternativas que a lei oferece, pois muitas das vezes não é necessário recorrer a planejamentos tributários “mirabolantes” para se ter efetivamente uma economia tributária. É o caso das chamadas opções fiscais, alternativas criadas pelo ordenamento jurídico, colocadas à disposição do contribuinte para que delas utilize, conforme a sua conveniência.
A forma mais comum de opção fiscal é aquela feita anualmente pelas empresas sobre qual regime tributário irá adotar. Atualmente, existem três principais regimes tributários e cada um possui as suas vantagens e desvantagens: simples nacional, lucro presumido e lucro real.
Definir o regime tributário ideal não é tarefa simples! Aspectos como porte da empresa, folha de pagamento, faturamento bruto e análise da margem de lucro deverão ser levados em conta nesta tomada de decisão.
A opção pelo regime tributário mais adequado para sua empresa é um ponto importantíssimo no processo de Planejamento Tributário. Vale lembrar que esta mudança de regime só é possível no início de cada ano calendário.
Para obter melhores resultados com sua empresa, deixe o achismo de lado, faça uma simulação entre os regimes.
Se ficou interessado e gostaria de conhecer mais sobre esse e outros assuntos, faça um contato conosco, a Gervason e Giotti está pronta para melhor lhe atender.